Cinco informações que você precisa saber sobre obesidade

A Clínica Mova é uma das referências no tratamento da obesidade em Santa Catarina, com mais de 3000 cirurgias realizadas pelo seu Diretor, o cirurgião Leandro Avany Nunes. Por isso é tão importante sempre alertar sobre a importância do tratamento desta doença, que hoje representa um dos dez maiores problemas de saúde pública, uma epidemia que já atinge 300 milhões de pessoas pelos cinco continentes. No Brasil quatro em cada dez cidadãos estão acima do peso. Quanto mais alto o Índice de Massa Corpórea (IMC), maiores os riscos de diabetes, problemas cardiovasculares - incluindo AVC, doenças de articulações, apneia do sono, depressão, câncer, entre outros, afetando a qualidade de vida e a longevidade.⠀
Portanto, quanto mais cedo o paciente buscar ajuda especializada, menores serão as consequências desta doença.⠀
Lembre-se: o tratamento da obesidade é a melhor forma de recuperar a saúde e a qualidade de vida.⠀
1. A cirurgia é segura
Todas as cirurgias têm riscos, mas a cirurgia para perda de peso é tão segura quanto a remoção da vesícula biliar. Os pacientes geralmente vão para casa no dia seguinte. É mais arriscado continuar a conviver com os problemas médicos decorrentes da obesidade.
2. Obesidade é doença
e não uma condição
A obesidade grave é uma doença associada a vários efeitos adversos na saúde que podem ser revertidos ou melhorados pela perda de peso bem-sucedida em pacientes que foram incapazes de peder peso por meios não cirúrgicos.
3.O tratamento não se limita à cirurgia
Antes e depois da cirurgia o paciente é atendido por uma equipe interdisciplinar, onde recebe acompanhamento contínuo para ajudar a apoiar as mudanças no estilo de vida e monitorar seu estado, clínico, pscicológico e nutricional.
4. todo paciente precisa
ser avaliado e ter a indicação médica
Os pacientes interessados em realizar a cirurgia bariátrica obrigatoriamente precisam passar por uma avaliação médica, onde podem receber ou não a indicação para a cirurgia.
Após a cirurgia o paciente segue sendo acompanhamento em nossa clínica.
5. a cirurgia ajuda no controle das comorbidades
A cirurgia de redução do estômago pode melhorar ou resolver condições frequentemente relacionadas ao excesso de peso, incluindo:
doença cardíaca, pressão alta, apneia obstrutiva do sono, diabetes tipo 2, doença do refluxo gastroesofágico, osteoartrite (dor nas articulações), bem como melhoraria da capacidade de realizar atividades diárias e da qualidade de vida.