Trata-se de um dispositivo que adquire forma esférica após insuflado, assemelhando-se a um balão. Existem dois tipos de Balão Intragástrico disponíveis. Os que são insuflados com ar e os que são insuflados com uma solução de soro fisiológico e azul de metileno estéreis, com volume que varia de 400 a 700 ml, dependendo do tamanho da câmara gástrica, da idade do
paciente, estatura e sexo.
Postula-se que aquele insuflado com ar causa menos desconforto por ser mais leve, mas apresenta maior dificuldade na sua retirada e também não existem meios de se diagnosticar precocemente se ele apresentar vazamentos. Este fato não ocorre com os que são preenchidos com a solução de soro fisiológico e azul de metileno, já que este líquido será absorvido pelo organismo, sem causar-lhe prejuízos, e mudará a cor da urina, alertando o paciente.
A retirada, assim como sua colocação se faz por meio de uma endoscopia, geralmente com sedação assistida por um anestesista, visando à segurança e o conforto do paciente. O tempo médio de procedimento não ultrapassa, na maioria das vezes, 10 a 15 minutos. O dispositivo poderá permanecer com o paciente por cerca de seis meses, e neste período o mesmo deverá fazer uso de medicação específica que visa proteger o balão do contato com o ácido do estômago, bem como proteger a mucosa do estômago de eventual irritação pelo contato com o balão.
No período em que ficam com o dispositivo, os pacientes apresentam perda média de 10 % do seu peso inicial e devem sempre ter suporte e orientações de equipe multi-disciplinar para atingirem e manterem seu objetivo. Após sua retirada, se necessário ou desejado, o paciente poderá discutir com o médico a colocação de outro balão.
Já as restrições para seu uso são cirurgias prévias do trato digestivo alto com deformidades da anatomia, doença péptica em atividade como esofagite erosiva, gastrite erosiva, úlceras do esôfago, estômago e duodeno e doenças inflamatórias. Deve-se lembrar que toda indicação para este ou qualquer procedimento deverá sempre ser realizada por profissional experiente.